Molas

    A Tebão tá aqui pra dar há cara a tapa mesmo e falar aquilo que nenhuma empresa de suspensão especial quer que você saiba! Hoje, vamos falar sobre cinco coisas que deixam seu carro desconfortável.

Como você já sabe por que já leu o título, vamos falar sobre algumas coisas que podem estar tirando o conforto do seu carro, principalmente quando o assunto é suspensão, seja ar, fixa ou rosca.

Showroom

Aproveitando pra falar sobre suspensão, você já parou pra dar uma olhada no seu próximo kit no site TebãoSuspensões.com.br

Site

Ainda não? Então vai lá que a gente espera você voltar… E aí… Foi? Beleza, bóra. 

É importante dizer porque estamos fazendo essa matéria. Muitas pessoas falam pra gente que querem rebaixar o carro, mas tem medo de perder o conforto ou de ter problemas.

É por isso que hoje trouxemos essa lista, que com certeza vai te ajudar a escolher a suspensão ideal pro seu projeto ou até ajudar você que já tem carro baixo. Fica ligado que a primeira coisa nesse top cinco vai te surpreender.

Mola Cortada

Em Primeiro lugar… Tem dezenas de coisas que podem deixar sua nave desconfortável, mas hoje vai ser cinco. Em primeiro lugar temos ela, a famosinha, o coronavírus do carro baixo, a mola cortadaaaaa! Isso mesmo meus amigos!

Mola cortada
  • Vamos fazer um apelo aqui. Pelo amor de Deus não corta bimbóca do caramba da droga da mola do seu carro! A gente sabe que é a alternativa mais barata, mas não faz isso… Por favor.!

Um dos grandes problemas em tirar um pedação da mola, está no fato dela ter sido projetada para um tipo específico de suspensão. Junto com o amortecedor, a mola absorve o impacto e mantém a altura do veículo.

Quando você serra uma parte dela pra rebaixar um, dois, três dedinhos, você cria uma folga no amortecedor e isso causa aquela pulação desenfreada que a gente vê nos “choraboy” da vida.

Por isso, se você quer dar aquele grauzinho na nave, usa um kit fixa. Amortecedor de dupla ação reduzido em sete centímetros, mola preparada sob medida pro kit, rebaixa entre oito e dez centímetros e principalmente, dá alinhamento. Ou até um Kit Rosca!

Kit suspensão

Não andar com a bolsa de ar cheia

  • Essa aqui vai pra quem usa ou quer usar suspensão a ar. Segundo lugar: não andar com a bolsa de ar toda cheia. A gente tá avisando, bolsa de ar não é sogra pra ficar sempre estufada.

A bolsa é a peça que trabalha no lugar da mola, e ela infla e desinfla conforte a necessidade. Porém quando você anda com a bolsa totalmente cheia, você não permite que ela tenha o molejo necessário pra trabalhar.

Bolsa de ar

Esse é um dos principais erros de quem não sabe andar com suspensão a ar. E é por isso que seu carro pode estar com esse aspecto duro quando passa em algum lugar desnivelado ou mesmo andando num tapete.

Isso não significa que você não possa andar com o carro todo alto. A função desse tipo de suspensão é andar bem baixo, e levantar quando passar numa lombada, numa valeta ou em algum terreno irregular.

Pneu Perfil baixo

  • Em terceiro lugar: Pneu perfil baixo, a famosa fita isolante automotiva! Pra quem não sabe do que a gente tá falando, Tá aí!vEm terceiro lugar: Pneu perfil baixo, a famosa fita isolante automotiva! Pra quem não sabe do que a gente tá falando, Tá aí!
Pneu Fita

Um dos motivos que fazem seu carro ficar desconfortável, pode ser justamente o perfil do pneu que você tá usando no seu projeto. A gente sabe que fica ó, top! Mas isso tem um custo.

Uma das razões pelo qual as montadoras colocam pneu balãozão nos carros, é pra ajudar a amortecer os impactos e dar mais maciez na hora da condução. Isso é algo que não acontece tanto com um perfil mais baixo.

Quanto mais fino for o pneu, menos amortecimento seu carro vai ter e mais “roda” em contato com chão você vai sentir na direção. Então não é uma má ideia diminuir um pouco o aro e aumentar o perfil e garantir aquele conforto extra.

Se você tiver dúvida em qual medida de pneu escolher, consulte um profissional especializado no assunto pra tirar essas dúvidas. Agora se a dúvida for sobre suspensão, deixa aqui nos comentários que a gente mata no peito.

Alinhamento

  • Em quarto lugar temos algo que já comentamos outra vezes aqui, mas vale a pena ver de novo: alinhamento. Calma, não sai do Blog. Dói falar sobre isso, mas vamos juntos. Precisamos falar sobre alinhamento!

Suspensão nova instalada e não-alinhada é uma das piores coisas você pode fazer com seu carro. Esterça volante, gasta pneu, come roda e ainda fica errado na hora que você encosta a nave pra tirar foto.

Alinhamento
  • Por isso, se você instalou agora sua suspensão a ar, fixa ou rosca, não esqueça de fazer o alinhamento na altura adequada pra garantir o conforto e a condução perfeita.

E não é só a convergência a divergência que devem ser alinhadas. Em alguns carros também é necessário corrigir a cambagem e o cárter pra chegar no objetivo do seu projeto.

Peças auxiliares em mal estado

  • Quinto lugar! Peças auxiliares em mal estado. Do que é que estamos falando? Das buchas, da barra estabilizadora, dos coxins, do pivô e todas as outras peças que compõe o sistema.

Nenhuma empresa de suspensão vai te falar isso, mas não adianta nada colocar amortecedor novo, bolsa ou mola nova e telescópio novo se outros componentes não estiverem em dia

Molas

Quando falamos sobre suspensão automotiva, cada peça tem a sua função e trabalha em conjunto. Então quando uma ou várias delas precisam de reparos, sua suspensão especial pode não trabalhar como deveria.

É pra isso que servem as revisões estabelecidas pelas montadoras. Pra verificar problemas antes que eles aconteçam e assim prolongar a vida útil do seu carro como um todo.

Essas foram apenas cinco das dezenas de coisas que deixam seu carro baixo desconfortável.