Suspensão a Ar

Uns dias atrás a gente tava de boa no nosso cantinho, vendo o conteúdo que postamos nas nossas redes sociais, quando percebemos uma coisa: a gente nunca fez um vídeo mostrando como realmente funciona uma suspensão a ar.

Pra quem gosta de carro baixo ou trabalha com isso, até parece algo normal. Mas tem muita gente que não sabe como funciona esse sistema, e tá tudo bem. Ninguém é obrigado a saber tudo, né?

Como você viu no título desta matéria, hoje vamos mostrar na prática como funciona um sistema de suspensão a ar. Vamos falar também sobre os kits mais top do mercado, como usar e porque você precisa de um desses no teu carro.

Antes de mais nada, precisamos mostrar quais peças vão num kit. Um kit é composto por, no mínimo, um compressor, um filtro, um cilindro, válvulas solenoides, mangueiras, quatro bolsas de ar e um controle de acionamento.

Kit Suspensão a Ar

A função do compressor de ar, como o próprio nome diz, é fabricar o ar e comprimi-lo num determinado espaço. Esse por exemplo é o Flow 444, um dos melhores e mais vendidos no mundo todo.

Através do trabalho constante de um pistão feito pra esse tipo de função, o compressor puxa o ar do ambiente e empurra ele pra algum espaço onde será armazenado.

O ar fabricado passa pela mangueira do compressor e entra no filtro. Esse filtro pode ser de acrílico ou de alumínio como esse daqui, e tem a função de eliminar toda impureza do ar, como água e poeira que podem entupir suas válvulas.

Filtro

Um filtro de ar como esse possui um material filtrante, feito de uma fibra esponjosa, e abaixo dele um sangrador que facilita a limpeza do copinho na hora da manutenção.

Depois do ar ser filtrado, ele é armazenado no cilindro. Geralmente o cilindro é feito de alumínio, ferro ou inox, e pode ficar instalado no porta-malas ou em baixo do carro, dependendo do seu projeto.

Kit Suspensão a Ar

Quanto maior for a capacidade do cilindro, mais ar você vai ter para encher as bolsas e fazer a regulagem de altura. Porém, mais tempo vai demorar pra enchê-lo dependendo do seu compressor.

Do cilindro, o ar vai pro conjunto de válvulas, e é aqui que a mágica acontece. As válvulas mandam a quantidade exata de ar programada pra cada bolsa, fazendo assim o trabalho de levantar o carro.

As válvulas podem ser avulsas, como eram feitas antigamente, ou num sistema de bloco, feito pra quem procura algo mais automatizado, mais organizado e com um visual mais clean.

Suspensão a Ar

As válvulas também são responsáveis pela vazão do ar das bolsas, que faz o veículo abaixar até o limite. Nesse caso estamos usando nosso bloco V4, que conta com uma regulagem de velocidade de subida e descida.

Pra percorrer esse caminho até as bolsas, o ar é levado por um sistema de mangueiras, que podem ser de poliuretano, famoso “PU”, prensadas, feitas com uma malha de aço ou de metal, o famoso hard-line.

V4

Junto com as válvulas e a bolsa, as mangueiras determinam a velocidade de vazão da sua suspensão. Ou seja, a velocidade de descida e subida do seu carro, que pode ir de oito milímetros, mais lento, até meia polegada, mais rápido.

Todo esse ar fabricado pelo compressor, que passa pelo filtro, entra no cilindro e chega nas válvulas através das mangueiras, é finalmente mandado para as bolsas de ar.

As bolsas de ar são feitas de alumínio ou ferro, contam com um mangote feito de borracha flexível, e a conexão da mangueira. São elas que fazem o trabalho das molas na sua suspensão.

Bolsa de Ar

Antigamente todo esse trabalho era manual. Quem é das antigas aí lembra que para encher as bolsas tinha de ir no posto e usar o compressor que enche os pneus. Porém, hoje em dia não é mais assim.

Todo trabalho é feito usando um controle. Nesse caso estamos usando o controle i-System Light, que conta com ajuste roda por roda, eixo por eixo, um botão pra abaixar todo o carro e também um sistema de memorização de altura.

 

Controle

Os únicos componentes que não mencionamos nesse kit são os sensores de posição da Tebão, que é um sistema de correção automática de altura e que aumenta a vida útil da sua suspensão a ar.

Como o papo sobre esses sensores é um pouco mais complexo, vamos soltar um vídeo falando especificamente sobre eles. Então fica ligado lá no nosso canal do Youtube para acompanhar nossos vídeos.

Basicamente é assim que funciona um kit de suspensão a ar. Da hora, né? Esse é o tipo de suspensão ideal pra quem quer andar bem baixo e poder regular o carro ao toque de um botão.