Saiba tudo sobre os compressores de ar para sua suspensão especial. Os compressor de Ar da Flow integra uma nova linha no mercado. Para apaixonados por carro baixo o uso do compressor de ar é indispensável para o funcionamento de todo o sistema. Considerado atualmente um dos mais potentes dentro da sua categoria intermediária.

Robusto e muito resiste, sua fama faz jus aos atributos, já que une eficiência e agilidade em um único produto.

Seu maior diferencial é o fato de ser fabricado nos Estados Unidos e não na China, como a maioria dos compressores comercializados.

O compressor de ar Flow faz parte da linha de compressores a ar para suspensão especial e que são compostos por três elementos, sendo eles:

Compressores de Ar da marca Flow

Desse modo, o pistão que se localiza dentro do cilindro sofre uma indução de imã que gera o ar nesse compressor!

Sendo assim, seu uso é específico para suspensões eletropneumáticas, no entanto também pode ser utilizado em outras finalidades.

Para os apaixonados por tuning e carro rebaixado, eles são muito recomendados, independente do veículo, já que possui opções para todas as categorias de carros.

O que é tuning?

O Tuning é um passatempo que consiste em alterar ou incrementar as características originais de um automóvel, com a finalidade de deixá-lo personalizado de acordo com o gosto do proprietário e rebaixar o carro faz parte desse termo chamado “tuning”.

Como resultado, é muito utilizado no mundo automobilístico, uma vez que agrega valor aos carros desportivos, deixando-os mais bonitos, seguros e aumentando a performance.

Além disso, torna o carro facilmente diferenciável dentre os outros.

O tuning se aplica a todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio.

Honda Civic 1994 i-vtec com Suspensão a Ar Tebão

Surpreendentemente há quem gaste um valor superior ao do próprio preço do veículo, apenas com peças e acessórios.

Neste artigo em particular, abordaremos três modelos de compressores do mercado, com qualidade acima da média e muito procurado pelos amantes da arte.

O que são compressores a ar?

O compressor de ar portátil é um tipo de equipamento que tem como objetivo gerar o ar para que o usuário posso fazer o ajuste de altura do sistema da sua suspensão a ar, alterando as posições que lhe convém de acordo com a necessidade, seja pela alteração do terreno, tipo de estrada, peso ou carga que o veículo venha a sofrer.

Tudo isso de forma simples e prática a qualquer momento, facilitando o dia-a-dia. Mas, exatamente como é a maior dúvida de nossos leitores.

Então, imagine que você esteja longe de casa e começa a passar por um terreno irregular como estradas de terras com muitos buracos, dessa forma você pode ajustar a altura da sua suspensão por meio de um controle ou pelo celular.

Dessa forma você tem total autonomia para decidir em qual altura vai andar podendo programar na sua suspensão a ar até 3 posições de alturas, por exemplo:

Posição 1: Para eventos onde o carro pode ficar em exposição valorizando a cultura rebaixada e em trajetos onde o veículo fica em evidência.

Posição 2: Altura para rodagem no dia a dia como ir ao trabalho, voltar da faculdade e sair no rolê com os amigos e família.

Posição 3: Altura recomendada para passar por obstáculos, entrar em garagem com declínio e até mesmo fazer viagem em trajeto com o terreno mais irregular (estradas de terra esburacada)

Modelos de Compressor Flow

Atualmente a marca Flow possui três modelos principais de compressores:

Compressor Flow 380C Light

O Flow 380c Light é um compressor de serviço contínuo, de 12 volts e 200 PSI que garante alto desempenho.

Modelo compacto feito para otimizar o espaço no porta-malas do seu veículo, possui design moderno e mangueira de alumínio.

Em virtude de sua capacidade de tempo de uso reduzida, o recomendado é que seja usado por 10 minutos e desligado para descanso por um período de 30 minutos, intervalados.

Desse modo, há a refrigeração da peça fazendo com que a durabilidade dos componentes seja maior.

Ele é capaz de encher um tanque de 11 litros com 160 PSI a 200 PSI em 5 minutos, sem jamais puxar mais de 23 amperes (13,8 volts).

Ele é recomendado para carros populares, como por exemplo Gol, Palio ou Corsa.

Especificações Técnicas:

Compressor Flow 444C Power

Considerado um compressor intermediário, o Flow 444c Power é com toda a certeza um dos mais potentes de sua categoria.

Sua capacidade de tempo de uso é superior ao 380c, além de sua produção de ar também ser maior.

Isso porque ele exige menos tempo de funcionamento uma vez que restabelece os níveis do reservatório com mais rapidez.

Este compressor possui um dispositivo de proteção térmica que garante muito mais desempenho em um trabalho pleno.

Além disso, ele força menos o motor do carro e têm mangueira de alumínio que garante maior durabilidade e muito silêncio.

Seu uso é facilitado e conta com pressão máxima de 200PSI operando com tensão de 12V.

Ele se liga ao veículo através do chicote para alimentação e é recomendado para veículos com um porte um pouco maior do que o anterior, como Audi.

Especificações Técnicas:

Compressor Flow 580C Ultra

Tido como o compressor mais potente da categoria, entrega velocidade e eficiência e desempenho incomparável!

O Ultra 580c possui um design inovador com estética incomparável, que agrega ainda mais beleza e mangueira de alumínio que garante muito mais durabilidade, sendo excelente para quem busca resistência.

Sua capacidade de restabelecimento do reservatório é ainda maior do que o 444c, sendo assim o mais ágil dentre todos os modelos da marca.

O compressor Flow 580C ultra faz jus a sua fama, pois além de tudo possui um sistema antirruído muito eficaz.

Como resultado, ele é um dos mais silenciosos do mercado, além de ser equipado com dispositivo de proteção térmica que garante muito mais desempenho em trabalho.

Da mesma forma, possui uso facilitado e conta com pressão máxima de 200PSI.

Recomendado para camionetes e pick-ups.

Especificações técnicas:

Manutenção e Dicas de uso

Diferente de um motor de carro que recebe o sistema de resfriamento por água. O sistema de resfriamento do compressor acontece por meio do seu cabeçote que possui um material especial que dissipa o ar quente. Porém, esse sistema é limitado e não tão eficiente quanto o sistema de resfriamento dos motores a combustão. Por esse motivo existe o ciclo de trabalho de 100% do seu compressor de ar.

Compressor de Ar Flow 580c Ultra em uma Suspensão a Ar Into Tank


E você sabe o que significa ciclo de trabalho em 100% do seu compressor?
Vamos lá. Quando seu compressor trabalha 5 minutos por exemplo, é necessário que o mesmo respeite 5 minutos de descanso. E assim por diante, trabalhou 7 minutos, respeita o ciclo de 7 minutos em descanso.

Dessa forma o sistema de resfriamento cumpre seu papel pleno, evitando o super aquecimento que reduzirá a vida útil do seu compressor.

Importante

Se o compressor de ar apresentar qualquer tipo de problema relacionado ao mau uso perde-se qualquer garantia do produto. E não respeitar o seu ciclo de trabalho é mau uso!

Conclusão

Em suma, o que diferencia o uso dos compressores Flow são suas características específicas para diferentes projetos pneumáticos e sua respectiva exigência para o armazenamento de ar!

Quanto mais potente seu compressor em menos tempo ele leva para encher o cilindro com ar. Lembrando que a linha de compressores Flow existem três modelos: De entrada, intermediário e Topo de Linha.

Portanto, se você é um dos apaixonados por suspensão a ar e deseja aprimorar o sistema da sua suspensão, pesquise os modelos da marca e procure um revendedor de confiança.