Saiba tudo sobre a Suspensão a Rosca. Ela pode rebaixar seu carro de 12cm até 15cm dependendo do modelo escolhido. Confira!

Suspensão a rosca é um equipamento composto por molas, tubos, flanges e amortecedores. Ela é utilizada por usuários que desejam rebaixar seus carros dentro das normas especificadas pela legislação brasileira. Mas antes de mais nada, vamos explicar o que é uma suspensão veicular.

Suspensão Rosca

O que é suspensão e para que serve?

A suspensão é a principal ligação entre o carro e o asfalto depois dos pneus, de forma que o nível de conforto e o dinamismo do carro dependem dela. O nome suspensão vem da época em que o cavalo ainda era o principal meio de transporte. As carruagens mais luxuosas tinham a carroçaria suspensa sobre os eixos para poderem flutuar sobre as irregularidades do piso

Ao passo que a suspensão de um automóvel embora tenha a mesma função, faz parte do chassi. Algumas são mais elaboradas e outras mais versáteis e econômicas, contudo elas se diferenciam de acordo com a utilização do veículo. Em outras palavras, se é mais voltado a utilização familiar, com maiores preocupações com o conforto, ou se tem proposta esportiva. Tendo em vista essas informações, existem três tipos principais de suspensão:

Neste artigo em particular trataremos da suspensão a Rosca.

Quais as características da Suspensão a Rosca

Um automóvel que possui suspensão a rosca, poderá modificar manualmente a sua altura a qualquer momento.

Audi

Isso porque seu mecanismo é composto por tubo roscado e pela flange, e os dois são acoplados aos amortecedores, podendo estar tanto no eixo dianteiro quanto traseiro do veículo.

Desse modo, ela possibilita que a altura seja regulada apenas rosqueando com as mãos.

Tal regulagem é simples de realizar e não há muito segredo.

Basta apoiar o carro com o auxílio de um macaco, tirar a pressão das molas e por fim girar a rosca até ajustar na altura que desejar.

Para manutenção preventiva, o recomendado é a mesma periodicidade dos modelos originais de fábrica, isso significa que não há características que fazem com que o motorista faça visita programada a oficina.

Atualmente, encontramos no mercado três suspensões mais comuns: suspensão fixa, a ar e a rosca.

Uma dúvida comum entre os motoristas é sobre qual delas é melhor e mais eficiente.

Entretanto não há uma resposta certa para essa pergunta, uma vez que cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens, depende da situação em que será usada e qual função é esperada dela.

De acordo com os profissionais da área, quem deseja instalar suspensão a rosca em seu veículo, deve analisar qual se encaixa mais ao seu perfil e, claro, as suas necessidades.

Vantagens e Desvantagens da Suspensão a Rosca

Antes de optar pela suspensão a rosca, é primordial saber que esse equipamento é indicado para ser utilizado em diversos tipos de solos

Fiat 147

De forma que por ter seu ajuste feito manualmente, ela pode funcionar bem e com conforto em um determinado terreno, enquanto em outros não tão bem. Assim sendo, para encontrar o ponto ideal para você, é necessário ir regulando.

No entanto isso pode ser um problema para alguns motoristas que não desejam ficar subindo e descendo o carro para mexer na rosca. Para esses casos em particular, vale analisar a suspensão a ar. Ao ajustar, é preciso ter cuidado para não deixar uma mais levantada do que a outra e o carro ficar desregulado.

Uma das principais vantagens é o preço, já que o custo x benefício da suspensão a rosca é mais atrativo em comparação a suspensão a ar.

Modelos de suspensão a rosca

Dentro da categoria de suspensões rosqueadas, existem três modelos: 

Kit Rosca Sport

 

Rosca

Esse modelo é o mais popular entre quem busca um rebaixamento mais moderado. Ou seja, para quem deseja utilizar o carro no dia a dia sem perder o conforto.

Nele, os amortecedores são encurtados apenas 4cm do original e é uma suspensão que consegue deixar o veículo até 12cm mais baixo. Ela não utiliza molas cortadas ou adaptadas, a mola é feita de forma própria especialmente para a carga da suspensão.

O tubo do amortecedor é rosqueado por roscas grossas e quadradas que impedem o espanamento e oxidação. Além disso ela permite alterações de altura de modo mais livre que outros tipos de rosca.

Suspensão a Rosca Slim

Slim

Esta é mais indicada para aqueles que desejam ir mais a fundo na alteração do veículo, por exemplo rodas com talas e aro maiores que originais. Sendo assim ela é criada especificamente para essas alterações.

A diferença é que a mola slim é um pouco mais fina, permitindo a colocação de rodas maiores sem que entre em contato com o sistema da suspensão.

Da mesma forma o amortecedor possui 4cm de encurtamento em relação ao original, porém o tubo de rosca é maior e permite rebaixamento até 15cm.

Kit de Suspensão a Rosca MX2

Diferente da Suspensão a rosca Sport e Slim o Kit Rosca MX2 tem uma outra proposta; o máximo conforto que você pode ter em uma suspensão especial.

O kit traz um sistema novo no mercado que são duplas molas no conjunto. Dessa forma o usuário terá uma experiência mais prazerosa de condução do seu carro, pois nesse conjunto existe uma mola mais pequena para os pequenos impactos e uma maior que absorve grandes impactos.

Conclusão

Em suma, para os amantes de carro que desejam performance, estética ou um carro mais firme para uso no dia a dia o ideal é pesquisar bastante antes de escolher o tipo de suspensão a rosca que mais se enquadra no perfil.

Showroom

É importante também se atentar às regras da legislação para rebaixamento de veículos bem como para utilização de suspensão a rosca. A segurança deve ser prioridade, tanto para o motorista quanto para terceiros, então, procurar produtos de qualidade e confiança é primordial

A Tebão Suspensões possui mais de 20 anos de mercado e é a maior fabricante de Suspensões Especiais da América Latina.